SOBRE A BAHIANA

A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) é uma instituição de direito privado, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural, científico e assistencial. Tem por objetivo principal “o ensino, a pesquisa e a extensão dos conhecimentos e serviços próprios da área de saúde, das ciências em geral e da cultura para atender a comunidade”. Foi criada com o propósito de organizar e manter uma escola médica: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A instituição de ensino forma profissionais qualificados com base em valores éticos e humanísticos. Em mais de 65 anos de história, já diplomou mais de 15 mil profissionais da área de saúde e é uma Escola nota 5, a nota máxima na avaliação do MEC.

Atualmente, a Bahiana possui cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Tecnólogo em Informática em Saúde, esse último na modalidade de Educação a Distância. Além da graduação, são mais de 25 cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, sem contar os mais de 20 programas sociais e os cursos de Extensão.

Para além da educação em saúde, o Bahiana Saúde, que abarca o Centro Médico e o Centro Odontológico da Bahiana, presta serviços de saúde à população, contando com Ambulatório da Comunidade e Clínicas de Psicologia e Fisioterapia, Clínica Odontológica, além de mais atendimentos em diversas áreas da saúde.

Trabalhar na Bahiana é ter o que chamamos de "Bahianidade na veia". É compartilhar dos nossos valores de servir, empreender, comunicar, aprender e ensinar. É por isso que queremos agregar talentos que valorizem a nossa tradição mas, como a instituição, mirem no futuro, na inovação e no trabalho para a construção de um mundo onde a saúde seja valorizada como um direito básico e universal.​

Programas


Conheça benefícios e facilidades que oferecemos aos nossos colaboradores

Depoimentos

“Fui desafiado a novas oportunidades desde o meu primeiro dia na Bahiana e, por consequência, tive a motivação e a necessidade de buscar mais conhecimentos para aplicação prática. Hoje me considero um profissional mais completo, além de ter uma forte identificação com os valores da instituição”.

Danilo Dantas - colaborador da Bahiana

“Aos meus 19 anos, com o coração tomado pela ansiedade provocada pelo novo, comecei a escrever as primeiras linhas da minha trajetória profissional na Bahiana. Desde 1981, iniciando no Serviço Social da Escola de Medicina de Nazaré, até hoje, na Coordenadoria da instituição, o meu percurso foi marcado por grandes desafios e conquistas. Ao longo desses 36 anos, tive o prazer de encontrar pessoas generosas que, além de contribuírem para minha formação, sem dúvida, forneceram subsídios para impulsionar meu crescimento enquanto ser humano e cidadã. Tenho imensa gratidão a todos aqueles que fizeram e fazem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública uma grande instituição”.

Ana Morais - colaboradora da Bahiana

“Iniciei na Bahiana em 1998, como ajudante de serviços gerais. Logo depois, fui promovido para contínuo e, posteriormente, para auxiliar administrativo. Hoje sou assistente de tesouraria. Sempre buscando meu desenvolvimento profissional, acabei de concluir a graduação e, em setembro, iniciarei a pós-graduação. O programa de concessão de benefícios para funcionários foi um dos motivos mais relevantes para minha qualificação profissional”.

Manoel Francisco de Santana - colaborador da Bahiana