Por que trabalhar conosco? 

Porque somos uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país. Trabalhamos por um futuro sustentável, colocando nossa paixão em prática fazendo a diferença nas 57 cidades em que atuamos. Levamos saúde, qualidade de vida e dignidade para mais de 8,9 milhões de pessoas. Somos inspirados a transformar o futuro e melhorar a forma que as pessoas vivem. Empenhamos todos os esforços para contribuir com a sociedade por meio de inovações e serviços que vão além do tratamento e da distribuição de água e esgotamento sanitário. Nossa paixão é tornar cada dia melhor tanto o ambiente que oferecemos a nossos colaboradores, bem como nos serviços que entregamos. Somos uma marca que pede licença para melhorar a vida da população de dezenas de cidades, levando saúde, dignidade e bem estar.


Nossos Talentos

Os talentos são o que a Aegea Saneamento e suas concessionárias tem de único. O que a destaca em sua área de negócio. Somos formados por mais de 4.500 colaboradores espalhados por diversos cantos do Brasil, levando soluções de saneamento eficientes e sob medida, respeitando as peculiaridades dos locais onde estamos presentes.  Trabalhamos diariamente na construção de uma empresa eficiente, dinâmica, diversa e humanizada, buscando aprender e evoluir constantemente.   

Programa de Trainee  

O programa de Trainee do grupo Aegea foi estruturado e centrado na construção da capacidade de liderança a partir da atuação em projetos reais da organização, permitindo que o profissional mergulhe na rotina de diversas áreas da companhia, aprendendo com a prática, sempre contando com o acompanhamento e orientação de especialistas e executivos na capacitação. Os jovens talentos da Aegea são desenvolvidos e formados em competências técnicas e humanas.

Esse desenvolvimento na carreira poderá ser no sentido vertical, na expansão do escopo de trabalho ou até mesmo seguindo uma carreira especialista. O profissional terá a oportunidade de trabalhar em diferentes unidades e conhecer diversas culturas de e atribuições.

O Programa de Trainee tem duração total de 24 meses e, durante este período, serão realizados treinamentos técnicos, operacionais e estratégicos estruturados, buscando aprimorar o desenvolvimento de habilidades, despertando potenciais para ocupação de posições-chave na empresa em qualquer unidade do Grupo.

Capacitação - Academia Aegea

A Academia Aegea é uma plataforma de educação e treinamento que ajuda a conectar nossos colaboradores ao negócio, disponibilizando treinamentos, cursos, infográficos, artigos, jogos educacionais, fóruns, entre outros, para a formação informal e formal dos funcionários.

Desde 2014, a Academia Aegea é responsável por desenvolver treinamentos técnicos, comportamentais e de preparação para posições de liderança. Os cursos estão disponíveis nas modalidades presencial e online.

A Academia Aegea trabalha com o propósito de fomentar e consolidar a formação continuada dos colaboradores, incentivando a qualificação profissional, a pesquisa e a produção de material acadêmico, ligadas à gestão em concessões de saneamento.

Apoiamos o crescimento individual de nosso time e proporcionamos oportunidades únicas para que atinjam suas metas profissionais e pessoais, além de desenvolver futuras gerações de líderes. Apresentamos um grande leque de oportunidades de aprendizado.


Programa de Diversidade - Respeito Dá O Tom

Ao longo de sua história, o Brasil conviveu com um período de mais de 300 anos de escravidão da população negra. Esse fato deixou marcas significativas na sociedade brasileira e, ainda hoje, é possível ver os reflexos disso em dados e estatísticas que revelam um país racista e desigual. Assumir o compromisso com a diversidade pela promoção da equidade racial é o objetivo da Aegea com o programa Respeito dá o Tom, lançado em 2017.

Entendemos que, como uma empresa 100% brasileira, deve liderar o movimento de igualdade de oportunidades e atuar na colaboração de uma reparação histórica, combatendo assimetrias raciais, tendo como objetivo principal espelhar, nos mais diversos níveis da organização, a demografia das cidades onde atuamos. Fortalecer a cultura organizacional via diversidade racial representa mais humanização, inclusão, inovação, produtividade, capacidade criativa e é o certo a se fazer!

O programa Respeito dá o Tom, tem três pilares de atuação:

EMPREGABILIDADE, que foca na geração de oportunidades;

DESENVOLVIMENTO, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento;

RELACIONAMENTO, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.


Ações para a Diversidade e Igualdade

• Desenvolvimento

• Acesso ao conteúdo on-line oferecido pela Academia Aegea

• Parceria com instituições e outros órgãos para divulgação de temas relacionados à igualdade racial

• Empregabilidade

• Ampliar a divulgação e o acesso de candidatos negros e indígenas às vagas de emprego

• Estimular a participação de profissionais negros e indígenas em todos os processos seletivos

• Criação de programas de trainees e jovens aprendizes direcionados à população negra e indígena

• Contato permanente com associações que atuam a favor da igualdade racial em cada cidade que estamos presentes, promovendo a reflexão do tema entre os colaboradores e os diferentes públicos de relacionamento

• Criação de Comitês Regionais de Diversidade e Igualdade Racial


Folder e Cartilha

A contratação e entrada de um colaborador é um momento muito importante de conhecimento dos valores da empresa. Durante o processo de integração, novos funcionários têm acesso à informação e treinamentos voltados para a conscientização do tema.

Todos os novos integrantes da companhia recebem uma cartilha com detalhes do programa Respeito Dá o Tom e informações sobre diversos aspectos da temática étnico-racial e orientações em casos de preconceito e discriminação. Além disso, são apresentadas definições de raças (seguindo a metodologia do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para que o novo colaborador possa se autodeclarar e, dessa forma, possibilitar a Aegea ter um censo da população de colaboradores o que permite a empresa atuar no pilar de empregabilidade de forma mais efetiva.


Selo “Sim à Igualdade Racial”

A campanha “Sim à Igualdade Racial”, criada pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), busca promover a transformação no ambiente corporativo, conscientizando e engajando organizações sobre a importância de ações afirmativas voltadas à população negra, visando à inserção desta população no mercado de trabalho.

O Grupo Aegea aderiu à campanha e adquiriu a certificação do Selo “Sim à Igualdade Racial”, com o objetivo de se consolidar como uma empresa que busca desenvolver, promover e comunicar a igualdade racial dentro do ambiente corporativo, tornando-se engajada na luta contra a desigualdade racial.

Além do Selo, o ID_BR também oferece certificação de compromisso, engajamento e influência. Das três certificações, a companhia já adquiriu as duas primeiras, respectivamente, que é para empresas que realizaram pelo menos dois anos de desenvolvimento de ações.


Canal de Denúncia: “Racismo é Crime”

Em todas as unidades da Aegea, nos espaços de maior visibilidade e maior fluxo de pessoas, há placas para lembrar que a empresa não tolera discriminação racial destacando o Disque 100 e a Lei nº 7.716/89 em casos de o colaborador sentir que deve registrar uma denúncia, sendo estas formas de incentivo e orientação àqueles que sofreram algum tipo de discriminação ou preconceito, dentro ou fora da empresa.

Ações e Eventos

Desde o lançamento do programa Respeito Dá o Tom, diversas ações e eventos são organizados mensalmente por todas as unidades da Aegea. Hoje são 13 comitês raciais formados pelos próprios colaboradores, que realizam reuniões regulares com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre a temática racial, trocar experiências e criar ações com a proposta de conscientizar funcionários sobre a importância de se combater a desigualdade racial, dentro e fora do ambiente de trabalho.


                                                                 Prestamos um serviço à sociedade que vai além do tratamento e da distribuição de água. 
                     Uma marca que pede licença, para melhorar a vida da população de dezenas de cidades e, como consequência, seu bem-estar físico e subjetivo.

“Nossa natureza movimenta a vida”

Aegea

;