Política de Oportunidades Internas

Recrutamento Interno: A área de atração e seleção sugere o recrutamento interno para todas as posições que não são confidenciais. Porém, os recrutamentos internos e externos podem acontecer simultaneamente, desde que seja alinhado e divulgado de maneira transparente junto a requisitantes e colaboradores da organização. A condição para tal aproveitamento é ter na empresa pessoas que atendam aos requisitos pré-estabelecidos e às competências requeridas pelo cargo, além de seguirem os requisitos das áreas de Remuneração e benefícios e RH Processos. 

Serão considerados para o Recrutamento Interno, APENAS os profissionais que encaminharem dentro do prazo estipulado, os documentos comprobatórios solicitados, assim como, o Currículo e a ficha de inscrição legivelmente preenchidos ou ainda, os profissionais que realizarem a inscrição através da página de carreira da Eldorado – no item – “Oportunidades Internas”, fazendo necessária a inclusão também de todos os documentos comprobatórios citados acima. Caso falte algum documento descrito, o profissional não será considerado no processo.

Caso o profissional esteja em período de férias, o mesmo não poderá participar de processos internos, seguindo a legislação trabalhista.

Os candidatos que atenderem aos pré-requisitos deverão ser avaliados pela Analista e Gestor Requisitante.

Os requisitos são divulgados via Comunicado Interno, disponível nos meios de comunicação existentes na empresa e em paralelo será divulgado externamente.

Os requisitos básicos para se inscrever no Recrutamento Interno são: 

a) Tempo no cargo atual: Cargos Administrativos e Liderança – São elegíveis ao RI colaboradores que estejam ocupando o cargo e área atual no mínimo há 12 meses; Cargos Técnicos/Operacionais: São elegíveis ao RI colaboradores que estejam ocupando o cargo e área atual no mínimo há 6 meses; 

b) Não apresentar penalidades administrativas: faltas injustificadas, advertências ou suspensões nos últimos 12 meses;

c) Não participar de nenhum outro Recrutamento Interno no momento da inscrição;

d) Se na posição do RI os benefícios forem diferentes dos que o profissional possui na função atual, o mesmo deverá assinar a ficha de inscrição deixando claro estar ciente da alteração salarial;

O resultado do Recrutamento Interno terá validade de 06 meses, a partir da finalização do processo seletivo, ou seja, o colaborador poderá se candidatar para a mesma posição após esse período.

Nota: Caso o gestor perceba potencial em mais de um profissional no processo, ele deverá realizar a negociação com o gestor atual do colaborador, pois nesse caso, trata-se de movimentação, pois para as posições futuras que o mesmo gestor abrirá, o RI deverá ser aberto novamente para a empresa como um todo.

Poderão participar do processo de Recrutamento Interno:  Estagiários e Temporários desde que atendam os itens de elegibilidade para cargos em questão.

O requisito “tempo no cargo e área atual” pode ser flexibilizado desde que não haja aprovação dos inscritos no R.I e caso o colaborador atenda aos demais requisitos. Para a participação no processo devemos ter a ciência da Gerência da área cedente (área do colaborador que deseja se inscrever) e a aprovação da Diretoria de RH. 

Cabe ao colaborador inscrever-se no Recrutamento Interno através do formulário “Recrutamento Interno”. 

A área de RH-Atração e Seleção analisa as inscrições e convoca os colaboradores que atendam aos requisitos para a etapa de seleção. 

Para os colaboradores que participarem do Recrutamento Interno, não se faz necessário o Comitê de Valores, independentemente da posição.

Finalizado o processo seletivo, RH-Atração e Seleção informa ao profissional, ao seu respectivo gestor sobre sua aprovação e aos BPS (da unidade de negócio atual e ao BP na unidade que receberá o colaborador). Na sequência, a área de R&S, o encaminha ao exame médico. 

O gestor cedente realiza a movimentação do profissional, porem o mesmo tem o prazo de 30 dias para libera-lo para a nova área. Neste tempo, fica em negociação entre os dois gestores a possibilidade do profissional atuar nas duas áreas em paralelo. 

Ao concluir o Recrutamento Interno, todos os candidatos que participaram do Processo deverão receber o Feedback da Analista.  Para as posições de Analistas, Supervisores, Especialistas, Coordenadores e Gerentes o Gestor Requisitante deverá participar do processo de feedback.

;