Seja bem-vindo (a) ao Portal de Carreiras da Santa Casa da Bahia!

Ficamos felizes pelo seu interesse em participar da nossa equipe de colaboradores, que já soma aproximadamente 5.500 funcionários.

Antes de sabermos mais sobre suas características profissionais, convidamos você a conhecer um pouco da história da Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica que se propõe ao objetivo de ajudar aos mais necessitados.

Foi no ano de 1549, quando Tomé de Sousa ocupava o posto de governador-geral do Brasil, que foi construída uma casa de taipa e palha, no Centro Histórico de Salvador, que por cerca de 200 anos abrigou o Hospital de Caridade, primeiro hospital do Estado da Bahia, sendo o único a prestar assistência aos baianos na época.

Somente em 30 de julho de 1893 foi construído o Hospital Santa Izabel (HSI), no bairro de Nazaré, em Salvador, desativando a antiga unidade de saúde que funcionava no Pelourinho. O prédio do primeiro hospital passou a ser a sede administrativa da Santa Casa da Bahia e, em 2006, se tornou o Museu da Misericórdia.

A Santa Casa da Bahia é uma associação beneficente de assistência social, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino, pesquisa, cultura, assistência social e educação, sem subordinação ao Estado ou à Igreja.




Unidades de Negócios da Santa Casa


HOSPITAL SANTA IZABEL

O Hospital Santa Izabel (HSI) é um hospital geral, de alta complexidade, que atende mais de dois mil pacientes por dia, com assistência em mais de 40 especialidades médicas, atendimento ambulatorial, internação e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, atuando com destaque nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Neurologia, Ortopedia e Pediatria, além de ser referência nacional e pioneiro no Nordeste do Serviço de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica.



MUSEU DA MISERICÓRDIA

Inaugurado em 2006, o Museu da Misericórdia está instalado em um palacete do século XVII, onde funcionou o primeiro hospital da Bahia. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e abriga peças relacionadas a personalidades, como a cadeira que foi utilizada por D. Pedro II durante visita à Bahia, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), em 1876.


AÇÃO SOCIAL 

A Santa Casa da Bahia mantém diversos projetos sociais, dentre eles o Programa Avançar, fundado em 2009, no Bairro da Paz, em Salvador.

No Bairro da Paz também são mantidos, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), seis Centros de Educação Infantil (CEIs), onde são atendidas cerca de 600 crianças, com idades entre 2 e 5 anos. 



CERIMONIAL RAINHA LEONOR

O Cerimonial Rainha Leonor foi fundado no ano de 2002, pelo engenheiro Álvaro Conde Lemos Filho, que era provedor da Santa Casa da Bahia, na época. O objetivo da criação do cerimonial era arrecadar fundos para os projetos sociais da instituição. O nome “Rainha Leonor” foi dado em homenagem à fundadora das Santas Casas em Portugal, a Rainha Leonor de Lencastre.

Desde a fundação, toda renda recebida pelos aluguéis do espaço é revertida para os projetos sociais da Santa Casa da Bahia.

FACULDADE SANTA CASA 

Fundada no ano de 2020, a Faculdade Santa Casa é a única faculdade privada da capital baiana que possui hospital de ensino próprio, o Hospital Santa Izabel (HSI).

A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, atualização e extensão em saúde nas áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição, cuidados paliativos, psicologia, farmácia e gestão em saúde, contando com corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores.

CEMITÉRIO CAMPO SANTO

Um dos cemitérios mais antigos do Brasil e o segundo mais antigo de Salvador, o Cemitério Campo Santo foi o primeiro da Bahia a realizar enterros a céu aberto, no século XIX. Após um projeto de ampliação e modernização, foi implantado o Novo Campo Santo, com novos módulos verticais de sepultamento, utilizando novas tecnologias e sistema ecológico de tratamento de gases, além de novo crematório, com controle das emissões de gás e salas de cerimônia em 4D para a realização de velórios.





;